12 dicas de Reeducação Alimentar: Vivendo melhor, com saúde!



Olá leitores do Meu Espelho Fosco!!!


Sou Sinara Lima, Nutricionista. 
Toda quarta-feira estarei fazendo companhia à vocês aqui no blog, abordando vários assuntos relacionados a nutrição, alimentação e qualidade de vida. Também estarei aberta a responder todas as dúvidas e claro, saber a opinião de vocês a respeito dos posts e de qual tema gostariam que fossem abordados. Espero que gostem!!!

Hoje vou falar de REEDUCAÇÃO ALIMENTAR!!! 
A melhor maneira de perder peso com saúde e garantir um corpo bonito pro resto da vida! E o melhor de tudo... SEM PASSAR FOME!!!  (até porque já está mais que provado que dietas da moda e muito restritas não estão com nada, só causam danos à saúde e aquele efeito sanfona... engorda e emagrece, emagrece e engorda)





Vamos às orientações?!


1. Realizar de 5 a 6 refeições por dia: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. (a escolha dos alimentos é individualizada e de acordo com as preferências, cultura e objetivos de cada pessoa) 

2.   Comer de 3 em 3 horas: essa prática acelera o metabolismo fazendo que o nosso corpo queime mai gordura, evita aqueles ataques de fome nas principais refeições como almoço e jantar, evita que o nosso corpo retire energia do músculo evitando assim a perda de massa muscular, etc; 

3.    Mastigar bem os alimentos: quando mastigamos bem os alimentos, a saciedade chega mais rápido, evitando de comer mais do que deveríamos 

4.    Dar preferência aos alimentos integrais (pães, biscoitos, arroz, macarrão) pois contêm fibras que facilitam a digestão, evitam a constipação e fornecem saciedade; 

5.    Ingerir uma boa quantidade de frutas e verduras, pois são ricas em vitaminas e minerais que facilitam a recuperação do sistema imunológico. Além de fornecerem saciedade, pois também são ricas em fibras; 

6.    Preferir se alimentar das saladas cruas antes do prato principal (almoço e jantar), pois fornecem a sensação de saciedade; 

7.    Ao temperar as saladas, preferir o azeite de oliva extra virgem que é um ótimo anti inflamatório, rico em antioxidantes e ajuda na regulação do colesterol ruim; 

8.    Dar preferência as carnes brancas (frango e peixe) e sem pele. Consumir a vermelha somente 2 x semana (isso pode variar dependendo da necessidade da pessoa); 

9.    Preferir as preparações cozidas, assadas ou grelhadas. EVITAR FRITURA! 

10. Evitar produtos industrializados refrigerantes, sucos artificiais, embutidos como salsicha, mortadela, linguiça e temperos prontos como sazon e kinó. Evitar doces no geral, frituras e bebidas alcoólicas; 

11.  Beber bastante água. De 8 a 10 copos por dia para garantir hidratação e bom funcionamento do nosso corpo; 

12. Praticar um exercício físico. Além de proporcionar bem estar e saúde, ele também ajuda no processo de emagrecimento.


o pequenas mudanças como essas que garantirão mais saúde, bem estar e um corpo bonito.

Espero ter ajudado e que vocês tenham gostado!

Abaixo segue os meus contatos para quem quiser um acompanhamento personalizado e indicação de suplementos e fitoterápicos auxiliadores do processo de emagrecimento e/ou ganho de massa muscular.




Até a próxima quarta-feira!!!
Beijos!!!

Nutricionista Sinara Lima
 

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